Desencontros entre a escola e seus principais interlocutores - os alunos
Renata
Frauendorf
Em 2010 Ga, 6 anos, frequentava o primeiro ano ainda
localizado no espaço da educação infantil de uma escola particular. Descobriu o
mundo da escrita e da leitura e se encantou por ele. Um dia conversando comigo
disse: “Mãe sabe eu adoro ler e escrever”. E de fato sua grande curtição era
produzir textos longos o mais que pudesse. Este ano (2011)
continua na mesma escola e iniciou o 2º ano do fundamental e esses dias trouxe
como tarefa de casa uma folha em que deveria ligar a letra inicial a imagem.
Com ar de descrença comentou: “Nossa isso parece lição para maternal”. O que
apenas concordei evitando gerar maiores conflitos. Ga ficou quieta em seus
pensamentos para em seguida me lançar uma bela questão após um segundo
comentário.
“Sabe ano passado eu escrevia, lia e agora só corto palavras,
ou ligo a letra ao desenho.....Mãe por que agente aprende a “desescrever” na
escola? ....
Nenhum comentário:
Postar um comentário