quinta-feira, 24 de maio de 2012

Por que a gente aprende a “desescrever” na escola?


Desencontros entre a escola e seus principais interlocutores -  os alunos
Renata Frauendorf

Em 2010 Ga, 6 anos, frequentava o primeiro ano ainda localizado no espaço da educação infantil de uma escola particular. Descobriu o mundo da escrita e da leitura e se encantou por ele. Um dia conversando comigo disse: “Mãe sabe eu adoro ler e escrever”. E de fato sua grande curtição era produzir textos longos o mais que pudesse. Este ano (2011) continua na mesma escola e iniciou o 2º ano do fundamental e esses dias trouxe como tarefa de casa uma folha em que deveria ligar a letra inicial a imagem. Com ar de descrença comentou: “Nossa isso parece lição para maternal”. O que apenas concordei evitando gerar maiores conflitos. Ga ficou quieta em seus pensamentos para em seguida me lançar uma bela questão após um segundo comentário.
“Sabe ano passado eu escrevia, lia e agora só corto palavras, ou ligo a letra ao desenho.....Mãe por que agente aprende a “desescrever” na escola? ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário