quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Encontro do dia 4.9 e próximos...

Nosso último encontro teve a presença da Gabi, Karla, Simone, Helô, Vanessa Mamãe, Natalina, Anapérsia e eu (Mafê).

"Batemos o martelo" no título da mesa do FALE, conversamos sobre as incrições serem on-line e as providências necessárias para isso. Demos início à retomada do texto escrito para o" Diálogos" no Rio.

A Nat trouxe uma leitura carinhosa e rigorosa do texto. No melhor sentido da palavra rigor, nos respeitou e considerou muito com um olhar distanciado, crítico e amoroso para nossa produção. 

Em sua leitura apontou algumas questões, conceitos e palavras recorrentes e necessidades de maior debate e aprofundamento de alguma ideias.

De maneira geral, disse que o texto, para quem pouco conhece o Grupo (GEPEC) pode ter ficado "muito solto", faltam conexões entre algumas narrativas e análises, que quem tem as leituras compartilhadas entre nós não percebe tanto, por fazer "sozinho" os links necessários.

Das palavras destacadas, nos trouxe: 
  • Rastros de significação - interessante modo de pensar/olhar para produção escrita das crianças e o que dizem sobre seu processo e aprendizagem... 
  • Movimento - aparece muitas vezes com significados diferentes em alguns momentos. Mas é forte e precisa ser melhor apropriada por nós. 
  • Partilha - aparece junto ao diálogo: como sinônimos? 
Nat também nos diz que seria interessante, para a próxima publicação, fazermos uma apresentação do texto dizendo de seu processo de produção: de onde vem as narrativas apresentadas?

Nos lembra do valor que damos às "lições", no sentido que aprendemos nos nossos estudos com Larossa. Que lições aprendemos com este texto? Com seu processo de produção? Com o que descobrimos na escrita?

Durante a conversa fomos lembrando de textos interessantes que dialogam com os conceitos palavras destacadas pela Nat.

Quando "nos ouvimos" falando de rastros, lembramos da Sonia Kramer e de seu texto: Por entre as Pedras - arma e sonho na escola.

Ressaltamos a necessidade de estudarmos o que entendermos por diálogo.

A Si me cobrou dos textos do Paulo Freire e nos lembrou de uma indicação que fiz de um texto do Wanderley, em que coloca o mestre Freire e Bakhtin em diálogo. O abrimos, dentre outros buscados na hora pela Helô.

Helô encontro alguns textos da Carmem Sanches (nossa convidada para o Fale) e que discute também diálogo.

Combinamos que cada uma escolheria um texto que discute diálogo e leríamos para o próximo encontro. Onde estudaremos nosso texto, dialogando com autores que nos ajudam a entender o que chamamos de diálogo.

Iniciamos a leitura do texto do prof. Wanderley Geraldi, pelo trecho em que apresenta o conceito de dialogicidade para Freire e Bakhtin.

Segue alguns textos comentados, encontrados na net e um (o primeiro) lido em parte durante o encontro:

Segue logo abaixo as datas de nossos próximos encontros. Acho que isso ainda não circulou pela lista de emails:

18/09
29/09 - Fale
2/10
16/10
06/11

Gente, o ano tá acabando! Que medo!

Querid@s complementem o que faltou do meu brevíssimo relato!?

Beijos em cada um/a!
Mafê

Nenhum comentário:

Postar um comentário