sábado, 7 de abril de 2012

Algumas ideias registradas pela Mafê durante o encontro de 4/4/2012


9 comentários:

  1. Mafê, a síntese ficou muito boa.
    Adorei a ideia das engrenagens. Fiquei pensando na roda que nos roda e nos movimentos que repetimos sem ter muita clareza sobre eles. Tem muito para estudarmos, não é mesmo?
    A proposta é que possamos dialogar por escrito também, então meninas, vamos aos comentários.
    Beijos da Helô

    ResponderExcluir
  2. Essa ideia das engranagens realmente é bem bacana pois além dessa relação que a Helo estabeleceu , penso nas engranagens dentro da escola, nessas rodas que nem sempre giram em sincronia pois esse espaço é formado por diferentes atores que precisam de algum modo funcionar em conjunto para fazer " a coisa" andar.
    bjs Renata

    ResponderExcluir
  3. Renata, é por tudo isso que me encanto com a possibilidade de diálogos. Será que precisa mesmo de sincronia??? Às vezes são justamente as diferenças que nos ajudam avançar e constituir outras possibilidades, não é mesmo???
    Fico pensando que coletivo não precisa ser consenso. Acho que falamos um pouco sobre isso no último encontro, não foi???
    Bjs, Helô

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo Helo quando me referi a sincronia, pensei em harmonia, em movimentos que acontecem ao mesmo tempo não necessariamente iguais e sim complementares, caso contrário tambem corre-se o risco de paralizar... quando a roda não gira em harmonia o relógio para!!Pensei um pouco nesse sentido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, acho que estou muito influenciada pelo Bakhtin.
      Você falou em sincronia e eu pensei em "polifonia". Uma multiplicidade de vozes que nos habitam e compõem nossos aprendizados coletivos na escola, na vida.
      Bjs, Helô

      Excluir
  5. Olha só, não querendo desdizer ninguém... mas pra mim são granadas, para serem lançadas por dentro e para dentro do sistema, para que a escola e a vida deixem de parecer, ser ou estar como uma fábrica sabe?

    ResponderExcluir
  6. Também podiam ser estrelas de seis pontas que feito as crianças não se enquadram no sistema completamente porque criativas e sensíveis, ainda não completamente anestesiadas... Engranagens sem dentes - como disse a Helô no último encontro; banguelas porque guardam latências de potências que já estavam ali para se reinventarem umas as outras...E sem correntes, porque precisam de mais espaço na escola...

    ResponderExcluir
  7. nas suas múltiplas vozes e num discurso que nenhum dos adultos sabe dizer o que é: ser criança em 2012...

    ResponderExcluir