quarta-feira, 5 de junho de 2013

Novos rumos...

Gente boa, 

No encontro de ontem eu, Renata e Helô conversamos sobre novos rumos para nossos estudos. A princípio, pela alta rotatividade de pessoas do grupo e de alguns problemas pessoais de alguns membros, tínhamos pensado em focar energias em organizar FALES no segundo semestre neste ano, passar a  ser este o motivo de nossos encontros. Até que conseguíssemos tempo e ritmo de retomada de nossas prosas e estudos a partir da prática (que foi o que fizemos de mais bacana até hj!).
Pensando naquilo que vivemos juntas e nos mobiliza a não desistir dos encontros mesmo em tempos duros (rs), Renata nos propõe uma gostosura ! Eu e Helô já topamos e temos tarefinhas para o próximo encontro:

Faremos uma investigação sistematizada sobre um aspecto do cotidiano do trabalho com alfabetização.
 Já escolhemos o primeiro "tema" de pesquisa nosso: a tão famosa "leitura-e-compreensão-de- textos". A coloquei assim, com hífens, pois qdo lembro deste debate aparecer na escola, lembro dele assim. É como se "uma parte" do trabalho com leitura não dessemos conta. As discussões e práticas avançaram bastante nos últimos anos em relação à escrita e leitura, qto a necessidade da reflexão sobre o Sistema de Escrita ... Mas ainda ouvimos queixas demais e temos muitos desafios no trabalho com a compreensão e interpretação do que lêem as crianças.

Há alguns encontros tenho levado questões sobre a maneira como nos organizamos na escola para o trabalho com a interpretação de textos. Helô e Renata tem me ajudado a valorizar algumas práticas (desvalorizadas na escola) e a experimentar outras trabalhando com questões que vão desde as chamadas "competências" até a ampliação do repertório das crianças, propiciando assim possibilidade de produzir maior interação delas com os textos em diversos suportes.

Helô ficou de buscar no planejamento das professoras de 1o. ao 3o.ano da escola em que trabalha, onde nossa questão se faz presente.
Renata buscará nos planos dos cursos e materiais propostos pelo Estado.
Eu farei uma análise em meus planos semanais e no plano anual. 
( meninas, veja se tem um jeito melhor de dizer do que conversamos?)

A partir do próximo encontro podemos "acertar o foco" no tema e ir burilando algumas questões nossas a partir do que levantaremos em nossos registros e práticas.

Nosso próximo e último encontro do semestre será dia 18/06 às 19h.

Nos vemos lá!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário